Soluções completas para limpeza profissional e proteção intensiva

Home / Notícias

News / Blog / Eventos

postado em 14/05/2020

6 principais duvidas sobre os produtos de higienização e prevenção ao COVID-19

Saiba quais produtos são realmente eficazes na prevenção contra o COVID-19.

Nós já sabemos que o assunto do momento é: coronavírus (COVID-19), mas o que realmente sabemos a respeito da higienização e prevenção contra ele? Algumas dúvidas a respeito de como se prevenir utilizando produtos corretos de higienização ainda fazem parte do nosso dia a dia. Por isso, separamos algumas questões que foram respondidas pela ANVISA, para deixar você bem informado e claro, apresentar a linha de produtos Henlau que estão dentro das exigências para prevenção do COVID-19.

 

Confira:

 

1. Não tenho álcool gel para desinfetar as mãos. O que faço?

Substitua o uso do produto pela higienização das mãos com água e sabonete. Lavar as mãos com sabonete é tão eficiente na prevenção da Covid-19 quanto o uso do álcool gel.

 

2. Quais os riscos da utilização de um produto irregular?

Em primeiro lugar, um produto irregular pode não ser eficaz, ou seja, pode não resultar na finalidade desejada de desinfecção, o que representa um grande problema diante da expansão dos casos de Covid-19. Em um produto irregular, não há como saber, por exemplo, se a matéria-prima tem qualidade, se a formulação é adequada, se as embalagens foram devidamente higienizadas antes do envase, entre outros aspectos. Alguns desses produtos clandestinos, ou seja, piratas, podem causar queimaduras, problemas respiratórios, irritações, lesões e graves intoxicações.

 

3. De que forma posso conferir se um produto é regular?

Todo produto aprovado pela Anvisa pode ser verificado aqui, no portal da Agência, em “Consulte produtos”. Além da verificação on-line, o consumidor pode fazer uma avaliação rápida com o produto em mãos. Basta observar, por exemplo, se a rotulagem apresenta, além do número de registro ou notificação, o nome da empresa, seu CNPJ, Autorização de Funcionamento na Anvisa, endereço, orientações de uso e cuidados com o produto. Essas são as principais características de um produto regular.

 

4. Alguns saneantes podem substituir o álcool no combate à Covid-19. Mas o que são saneantes?

Saneantes são todos os produtos utilizados na limpeza e na conservação dos ambientes, como nossas casas, escritórios, lojas, hospitais. Eles servem para acabar com a sujeira, germes e bactérias, evitando, portanto, o aparecimento de doenças. Exemplos de saneantes: detergente líquido, sabão em pó, cera, água sanitária e desinfetantes e inseticidas.

 

5. Quais saneantes podem substituir o álcool na higienização dos objetos?

Desinfetantes comuns e solução diluída de água sanitária ou alvejante são capazes de desativar o novo coronavírus na desinfecção de objetos e superfícies. A limpeza com sabão também é eficiente. Isso ocorre porque o vírus tem uma camada protetora de gordura que é destruída por esses produtos. Mas é importante seguir as instruções de diluição que estão no rótulo. Caso tenha dúvidas, verifique se o produto é composto por uma dessas substâncias: hipoclorito de sódio, alvejantes contendo hipoclorito (de sódio ou de cálcio), iodopovidona, peróxido de hidrogênio, ácido peracético, quaternários de amônio, como, por exemplo, cloreto de benzalcônio, compostos fenólicos e desinfetantes de uso geral com ação contra vírus. Essas substâncias estão presentes nas formulações dos produtos em diferentes concentrações e, para o uso correto, siga as orientações do rótulo, que informam a diluição adequada para que a ação desinfetante seja eficiente. Na maioria dos casos, são necessários 10 minutos de contato para inativar os microrganismos. Aguarde esse tempo após a aplicação do produto para que ele faça efeito. Ou seja, não limpe imediatamente a superfície logo após o uso do desinfetante, de modo que o vírus possa ficar em contato com a solução e ser destruído.

 

6. Como utilizar água sanitária e alvejantes para desinfetar pisos e outras superfícies?

Siga as diluições recomendadas e aplique a solução imediatamente, pois ela é desativada pela luz. O tempo de contato com a superfície para a correta desinfecção é de 10 minutos. Lembre-se de que esses produtos podem manchar alguns materiais.

 

Essas foram algumas questões retiradas do site da ANVISA que apresentam claramente vários itens importantes para que você escolha os melhores produtos para a prevenção contra o COVID-19.

A Henlau já separou uma linha de produtos que se encaixam perfeitamente com todos os requisitos indicados e informados nas questões acima.
Você encontrará em nosso portfólio a linha CLEAN de sabonete líquido que auxiliam para higienização das mãos substituindo a ausência de Álcool em Gel.

 A linha DESOQUEM e DESIN Henlau Química, à base de Quaternário de Amônio, são, de acordo com informações da ANVISA, produtos que podem ser utilizados na  linha de prevenção ao COVID-19.

Desoquem, sanitizante altamente concentrado ideal para locais onde tenha a necessidade de controle de formação de microorganismos e depósitos de detritos orgânicos que causam mau cheiro. A versão EPI, pode ser diluída até 1:300 e é recomendada para uso em indústria alimentícia porque não possui perfume, mas conta também com versões nas fragrâncias de flores do campo (Floral), eucalipto, lavanda, talco e tutti-frutti, que devem ser diluídas até 1:30.

Desin, sanitizante concentrado ou pronto uso e possui fragrâncias de eucalipto, lavanda e flores do campo. A versão concentrada pode ser usada em uma diluição de até 1:5.

 

Dentro a linha de prevenção ao coronavírus, também temos a linha de detergentes DT Master de desengordurante com alto poder de limpeza, desengraxante industrial DR 10 EE e HL Concentrate que é um limpador multiuso.

 

Além disso, os produtos HENLAU possuem todas as certificações ANVISA, permitindo que você esteja sempre tranquilo em trabalhar com produtos testados, aprovados e certificados pela sua qualidade e transparência.

 

Não fique com dúvidas, conte com os produtos da linha HENLAU para prevenção ao COVID-19!


Fontes:
ANVISA - SEI/ANVISA - 0964813 - Nota Técnica
ANVISA - Álcool e saneantes no combate à COVID-19

 

 

Av. Dr. Labieno da Costa Machado, 3375
Distrito Industrial - Garça-SP
+55 (14) 3407-2020
Acesse e acompanhe também nossas redes sociais
Todos os direitos reservados Henlau 2019. Desenvolvido por StrikeOn.