Soluções completas para limpeza profissional e proteção intensiva

Home / Notícias

News / Blog / Eventos

postado em 05/07/2019

Limpeza da Obra – Algumas dicas de como fazer

Vejamos as vantagens e desvantagens de limpar a obra sozinho com os produtos Henlau ou contratar uma empresa especializada
Uma vez que a casa esteja pronta, a obra terminada, é hora da limpeza. Certamente que, muita coisa já foi retirada, todo o entulho restante e muitas manchas eventuais já foram removidas, mas ainda existe sujeira e poeira que precisa ser limpa.
 
Para tal, basicamente falando, existem quatros soluções, sendo a limpeza feita pelo próprio pessoal que trabalhou na obra, pelos pintores, por uma empresa especializada em limpeza ou pelo proprietário ou proprietária que resolva fazer por si mesma.
 
Empresa de Limpeza:
É uma excelente opção, embora o custo possa ser mais alto. Uma empresa de limpeza está habituada a limpar obras acabadas, conhecendo todos os truques e pontos vulneráveis e possui um funcionário para fazer um "check-list" ou conferir tudo ao final. Além do serviço de limpeza, geralmente oferecem serviço de dedetização da casa.
 
Limpeza feita pelo pessoal da obra:
Não é nada aconselhável, pois não são especialistas no assunto. Ao invés de providenciarem uma limpeza podem até causar problemas ou danificar algo.
 
Limpeza feita pelos pintores:
É uma opção que pode ser viável, porque serão eles os últimos a saírem da obra. Portanto vão cuidar para que não tenham muito trabalho depois, nem tinta pingada em vidros ou eventualmente alguns pingos espalhados pelo chão. Tenha em mente que, um bom pintor, deve entregar a obra "limpa" no que tange aos serviços de pintura, portanto, é obrigação dos mesmos retirarem resquícios de sobras de trabalho.
 
Limpeza feita por você:
Caso não aguente mais esperar entrar em sua casa, a limpeza pode ser feita por você. Mas é preciso conhecer algumas dicas e truques, que são colocadas abaixo. É preciso retirar alguns pingos de tinta que possam ter caído nos vidros ou no chão, que tenham passado despercebidos na entrega da pintura, assim como será preciso lavar as paredes de azulejos e pisos para retirar o excesso de cimento branco, além de outras tarefas.
 
Deve-se lembrar também que, a casa somente ficará totalmente limpa com o tempo, após esta limpeza grossa. Algumas coisas podem passar, sendo revistas em faxinas rotineiras e posteriores.
 
Dicas gerais para limpeza da obra
Esta limpeza de fim de obra, é diferente de faxinas ou limpezas rotineiras de uma casa, que uma dona de casa pode estar acostumada a fazer ou a orientar alguém a fazer. Por isto, exige o conhecimento de algumas dicas e truques:
 
Ordem de Limpeza
Deve-se ter uma ordem na hora de fazer a limpeza. Primeiro, limpe toda a sujeira grossa a seco, depois deve-se lavar bem os pisos e posteriormente varrer novamente. Então parte-se para a limpeza por partes.
 
Limpeza de Vidros
Os vidros que tenham algum pingo de cimento ou manchas de tinta podem ser limpos facilmente com o Limpa Vidros. Ideal para remoção de manchas deixadas pelo trabalho de vidraceiros, não deixa resíduos e dispensa enxague.
 
Limpeza de Azulejos
Excesso de massa que restou entre os azulejos pode ser retirada com o Pós-Obra Porcelanato. O produto com ação rápida de limpeza, penetra na superfície desagregando as impurezas sem deixar resíduos. Pode ser usado para retirar respingos borrifados ou pingos maiores de tinta, assim como tinta do teto que tenha pegado nos azulejos.
 
Limpeza de Pisos
Quanto à limpeza do piso, esta pode ser realizada com o Limpa Pedra, Limpador para Porcelanato ou Removedor de Cimento
 
Deve-se usar luvas de borracha, protegendo bem os joelhos com joelheiras. Depois da limpeza feita, o piso deve ser muito bem lavado com o Detergente Clorado Multiuso.
 
Limpeza de Portas, Janelas e Assoalhos
Para retirar manchas de janelas e portas envernizadas ou enceradas, assim como assoalhos e paquetes de madeira, pode-se usar o Limpador Multiuso Henlau.
 
Limpeza de Esquadrias de Alumínio
As esquadrias ou caixilhos de alumínio podem vir com vaselina em suas superfícies, com intuito de evitar "queimaduras" ou manchas que o cimento pode provocar. Para retirar a proteção de vaselina, utilize o Limpa Inox.
 
Limpeza de Paredes com Pintura
Paredes com alguma sujeira, que tenha tinta latex à base de água, podem ser limpas ou lavadas com o Removedor de Ceras e Respingos de Tintas, com auxílio de uma esponja de plástico.
 
Limpeza de Carpete
Manchas de tinta, esmalte ou pixe que possam ter caído em carpete já colocado durante a pintura, podem ser retiradas com o Limpador Multi Uso.
 
Para retirada de lama ou barro, deve-se usar água morna com sabonete.
 
Manchas de cola devem ser removidas com uso de uma solução composta de uma colher de sopa de sabão em pó e outra de vinagre, ambas diluídas em um litro de água mornas. Em seguida, use um tira-manchas suave.
 
Para a limpeza do carpete, abrangendo os casos citados acima, deve-se usar um pano ou esponja (tipo de espuma), e depois, por último, enxugar bem a superfície do mesmo com um pano limpo e seco.
Av. Dr. Labieno da Costa Machado, 3375
Distrito Industrial - Garça-SP
+55 (14) 3407-2020
Acesse e acompanhe também nossas redes sociais
Todos os direitos reservados Henlau 2019. Desenvolvido por StrikeOn.